Compreender a banca central

Colección Investigación
Quiero comprarlo
Un libro de Luzolo de Carvalho

Existe uma peça fundamental, ainda que nem sempre visível, sem a qual o sistema financeiro dificilmente funcionaria no mundo actual: a banca central.

Pelo espaço que conquistaram no mundo económico, os ban­cos centrais são frequentemente capa de jornal. Esse peso e as consequências, por vezes controversas, das suas posições não são unanimemente aceites e levaram alguns detractores a advogar a sua eliminação.

No entanto, existe hoje um consenso sobre a necessidade da sua existência, cujo papel de financiadores do Estado e da eco­nomia se fez enfaticamente sentir aquando da crise financeira de 2008-2009. Assim, compreender a sua essência é indispen­sável para a compreensão do sistema financeiro e, consequen­temente, do funcionamento da economia.

Este trabalho introduz a banca central, abordando: as suas fun­ções e organização; o seu balanço contabilístico; assim como o seu papel: na gestão do sistema de pagamentos; na gestão das políticas monetária e cambial; e na supervisão prudencial do sistema bancário.

Biografía:

Luzolo de Carvalho, CFA, é fiscalista e analista financeiro. Após ter trabalhado para o escritório de advogados Herbert Smith, em Paris, como Jurista, e para a consultora KPMG, em Luanda, como responsável do Departamento Jurídico-Fiscal, ingressou na Cabinda Gulf Oil Company (Chevron-Angola) na qual foi supervisor nas áreas de fiscalidade e contabilidade e, em sua representação, membro do conselho fiscal do Novo Banco.
Luzolo também foi director de risco da RECREDIT, é actualmente Secretário Executivo do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF), membro da comissão Directiva do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) e membro da Comissão de Monitorização do Saneamento e Restruturação do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
Autor de vários artigos técnicos e obras sobre o sector financeiro, é também licenciado em direito e titular da certificação Chartered Financial Analyst (CFA).



Contacta con nosotros


Los campos con asterisco son obligatorios

Llámanos sin compromiso al
91 082 0048