Investimento privado em projectos de infra-estrutura

Colección Relatos
Quiero comprarlo
Un libro de Luzolo de Carvalho

Tradicionalmente, os projectos de infraestruturas públi­cas foram financiados com fundos públicos. Porém, vários factores resultaram, paulatinamente, numa redução do in­vestimento público nas infraestruturas. Essa tendência dá­-se num momento em que, nas economias desenvolvidas, uma parte significativa das infraestruturas existentes deve ser intervencionada e, nos países emergentes, a explosão demográfica revelou necessidades colossais no domínio das infraestruturas públicas.

Esse contexto exigiu soluções alternativas, sendo a mais óbvia o maior envolvimento financeiro do sector privado na infraestruturação do domínio colectivo. Esse quesito encerra desafios reais na medida em que, numa perspectiva financeira, a infraestrutura constitui uma classe de activos bastante distinta das tradicionais.

Assim, para atrair a participação dos investidores privados, condições específicas têm que ser criadas aos níveis institu­cional, legal e financeiro. Os vários riscos devem ser miti­gáveis, e o retorno, por outro lado, suficientemente elevado para compensá-los. São esses factores que incentivarão os investidores privados a participar em projectos de infraes­trutura pública. Este trabalho analisa os elementos funda­mentais dessa participação, isto é, a sua estruturação assim como os meios e mecanismos utilizados para a financiar.

Biografía:

Luzolo de Carvalho, CFA, é fiscalista e analista financeiro. Após ter trabalhado para o escritório de advogados Herbert Smith, em Paris, como Jurista, e para a consultora KPMG, em Luanda, como responsável do Departamento Jurídico-Fiscal, ingressou na Cabinda Gulf Oil Company (Chevron-Angola) na qual foi supervisor nas áreas de fiscalidade e contabilidade e, em sua representação, membro do conselho fiscal do Novo Banco.
Luzolo também foi director de risco da RECREDIT, é actualmente Secretário Executivo do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF), membro da comissão Directiva do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) e membro da Comissão de Monitorização do Saneamento e Restruturação do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
Autor de vários artigos técnicos e obras sobre o sector financeiro, é também licenciado em direito e titular da certificação Chartered Financial Analyst (CFA).



Contacta con nosotros


Los campos con asterisco son obligatorios

Llámanos sin compromiso al
91 082 0048