Existe uma peça fundamental, ainda que nem sempre visível, sem a qual o sistema financeiro dificilmente funcionaria no mundo actual: a banca central.
Pelo espaço que conquistaram no mundo económico, os bancos centrais são frequentemente capa de jornal. Esse peso e as consequências, por vezes controversas, das suas posições não são unanimemente aceites e levaram alguns detractores a advogar a sua eliminação.
No entanto, existe hoje um consenso sobre a necessidade da sua existência, cujo papel de financiadores do Estado e da economia se fez enfaticamente sentir aquando da crise financeira de 2008-2009. Assim, compreender a sua essência é indispensável para a compreensão do sistema financeiro e, consequentemente, do funcionamento da economia.
Este trabalho introduz a banca central, abordando: as suas funções e organização; o seu balanço contabilístico; assim como o seu papel: na gestão do sistema de pagamentos; na gestão das políticas monetária e cambial; e na supervisão prudencial do sistema bancário.