A obra Escolas Criativas: reflexões, estratégias e ações com Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) representa um olhar retrospectivo e prospectivo sobre a educação. Inspirada no livro Uma escola para o século XX: Escolas Criativas e resiliência na educação, publicada em 2009, como resultado das primeiras experiências de Escolas Criativas realizadas em Orleans (SC), reflete sobre as Escolas Criativas, 13 anos depois. Entre as condições mobilizadoras desse processo, destacam-se os Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) como uma metodologia da metamorfose.
As três partes da obra têm como condição mobilizadora a preocupação com a necessidade de uma transformação profunda na prática pedagógica para que vincule a educação às demandas locais e universais e considere, nesse processo, as incertezas em relação ao futuro da humanidade. Com os capítulos que a constituem, pretendemos compartilhar a consciência de que a educação é peça-chave no caminho para uma sociedade mais justa, inclusiva, solidária, sustentável e feliz.
Diante da pergunta: É possível transformar uma escola tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos, em uma Escola Criativa, conectada com o meio natural e orientada a potencializar o que existe de melhor nos estudantes?, ousamos dizer que sim, é possível essa metamorfose, mediante estratégias como as do PCE. Exemplos disso são apresentados na terceira parte deste livro, constituído por reflexões acerca um novo olhar sobre a educação, descrevendo como se concebe essa escola que queremos para nossos estudantes e nossa sociedade.
Esta publicação nasce com a intenção de difundir um material de reflexão, de experiências e de propostas práticas de um sentipensar transdisciplinar e ecoformador aos estudantes em formação e aos programas de pós-graduação que investigam a educação.