Sem infância. Toupeira na mina. Outra vida. (Eu conto). Autobiografa de quem aprendeu tudo no livro da vida. Na infância, como a maioria das crianças daquela época numa pequena aldeia de Portugal, teve mais carências do que excedentes numa família de nove irmãos. Quase três anos foram passados na tropa, viente e dois meses na guerra de Angola, então colónia portuguesa. Entrou e saiu várias vezes da Espanha arriscando-se a ser detetado pelos controles de fronteira. Trabalhou até ao fm da vida profssional numa mina de carvão, onde o perigo o acompanhava diariamente. Em Turienzo Castañero formou a sua família.
Dias felizes, momentos tristes, histórias inesperadas e desagradáveis, riscos e perigos a que sobreviveu, viagens por meio mundo, vida pública na política municipal, local e sindical, e muito mais… Anos de nuvens negras e esperanças. Neste livro António ou ‘Tonínho’ para os amigos, contou tudo; não teme expor-se ante os leitores.
“Decidi contar a minha vida para que os meus flhos, os meus netos e a quem se achegue a ela, saibam o quanto custou chegar até aqui, para que nunca se esqueçam de onde vêm”, confessa o autor. Vida dura e enorme esforço de superação para alcançar o objetivo: dar uma vida melhor aos seus entes queridos sem esquecer a solidariedade com os outros.
No seu vocabulário não existe a palavra “derrota”.